A Tecnologia do Amortecimento atendendo normas Militares e Conforto da Navegação Civil
- Suspensão de Motores Principais e Geradores e Tubulações Navais.
- Suspensão e proteção de painéis e sistemas fundamentais de controle.
- Suspensão e proteção dos sistemas eletrônicos de defesa e combate.
- Proteção de Equipamentos rotativos embarcados em navios e submarinos.
- Proteção de equipamentos embarcados à choques e explosões submarinas.
- Isolação de equipamentos embarcados visando conforto acústico em navios de turismo.
- Revestimentos de estruturas navais, com alto amortecimento, visando redução de ruído interno.
- Suspensão de equipamentos e módulos habitacionais embarcados em plataformas petrolíferas.
Corveta Barroso – Arsenal da Marinha Brasileira
A Classe Barroso é uma nova classe de corvetas da Marinha do Brasil.
Baseada na classe Inhaúma, o primeiro exemplar, designado como V-34, está atualmente em testes no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ). O casco foi lançado ao mar em 2002 e tem previsão para entrada em serviço a partir de 2008.
Projeto
Basicamente, além da atualização do sistema de armas e eletrônica embarcada, as modificações desenvolvidas no país tem por objetivo sanar problemas com o projeto original das corvetas. Para melhorar as qualidades marinheiras do projeto das Inhaúma que tem problema de estabilidade e diminuir o embarque de água em mar bravio, a proa foi remodelada como é visualmente perceptível, sendo maior e mais alta, também tendo recebido "bochechas" como na Classe Niterói. O convôo foi estendido para facilitar as operações com helicópteros. O navio possui linhas mais suaves de modo a diminuir a reflexão de radar e aumentar a furtividade da embarcação.
Características
Dimensões
- Deslocamento (toneladas): 1.785-padrão / 2.350-plena carga
- Dimensões (metros): 103,4 x 11,4 x 5,3
- Tripulação: 160
- Construtores: Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro
Desempenho
- Velocidade máxima (nós): 29
- Propulsão: CODOG - Turbina a gás ou motor a Diesel - 2 motores a Diesel MTU Friedrichshafen (20V 1163 TB83) para velocidades de cruzeiro ou 1 Turbina a Gás para alta velocidade General Electric (LM2500)
- Raio de Ação (km): 7.200 a 14 nós
Sistemas de armas e eletrônica
- Armamento:
- Sistema de lançamento MM40L para 4 x EXOCET MM-40 Block II ou MM-40 Block III
- 2 lançadores de torpedos anti-submarinos Mk.32(3) - 6 x Alliant Techsystems MK-46 mod.5
- 1 canhão de 4,5 polegadas (114,3mm) L55 Mk 8 com alcance de 22km.
- 1 canhão BAE Systems Bofors Trinity Mk 3 40mm com alça optrônica EOS-400 e com alcance de 10km.
- Radares
Director de disparo: SELEX Sistemi RTN-30X con alcance de 39 kilometros
Navegación: RACAL-DECCA TM-1226C con alcance de 27 kilometros
Buscar el aire: SELEX Sistemi RAN 20S con alcance de 117 kilometros
• Sonar: EDO Corp. 997 (F) - búsqueda activa / ataque
• Sistema: Sistema de control de comando táctico y Control SICONTA Mk III IPqM.
• Guerra electrónica: Jammer CME ET / SLQ-2 integrado con B1BW MAGE _ SLDM (sistema de Lanzamiento Sistema de burladores de misiles) chaff, flare o anti-IR y torpedos, todos desarrollados por IPqM.
• Helicóptero: 1 AH-11A Westland Lynx o UH-1 12/13 Helibrás Esquilo
Participación Vibtech
A Vibtech® em parceria com a empresa CEMEF, participou do estudo da Isolação das tubulações de descarga da Corveta Barroso, com a finalidade de protegè-las de possíveis explosões submarinas. Para isso foram utilizadas as mais avançadas técnicas de avaliação através de elementos finitos para a determinação dos modos de vibração das tubulações e pontos de aplicação dos amortecedores à serem utilizados, respaldados por memorial técnico do comportamento das tubulações.
Tubulações Isoladas com Amortecedores Vibtech:
- Ar de Combustão de Turbina a Gás
- Ar de Resfriamento de Turbina a Gás
- Descarga de gás de dois motores principais de combustão
- Descarga de gás de quatro motores de combustão auxiliares ( diesel gerador )
Além desta aplicação Vibtech, participou ativamente de instações em várias Corvetas Brasileiras desde a década de 80 nas mais diferentes aplicações sempre com o objetivo de utilizar amortecedores de vibração seja na proteção passiva (proteção de possíveis choques subamarinos), como também na isolação ativa de equipamentos evitando a transmissçao da vibração para a água, através do casco do barco e assim evitando uma possível identificação do mesmo por sonar de outras embarcações. Vale saber que nessas aplicações os amortecedores devem, em alguns casos suportar choques com até 70G de aceleração em milésimos de segundo, além de atender as normas Stadr MIL 167.
A partir do último trimestre de 2010, Vibtech® foi escolhida para representar a CSTM ( Câmara Setorial de Transmissão de Força da Abimaq, na CSEN – Camara Setorial de Equipamentos Navais e Off Shore. Com isso, passará a receber informações importantes dentro do setor Naval e possibilita reafirmar sua capacidade de fornecedora exclusiva para peças de responsabilidade na área de isolaçãoes de vibração embarcadas em barcos, navios, corvetas e submarinos, além de suspensão para equipamentos embarcados em platafromas petrolíferas.
A possibilidade de fornecimento para indústria Naval está intimamente ligada ao ressurgimento deste setor dentro do quadro econômico brasileiro.
Existem vários projetos, alguns inéditos no mundo como a construção simultânea de 08 cascos FPSO para extração de petróleo em águas profundas direcionados pela Petrobrás.